TANGRAM

Um pouco de história, uma possível origem

 

Se fosse possível levar em consideração que o Tangram veio de chocadeira, como dizia-se às crianças por um tempo quando estas perguntavam de vinham os bebês... Hunnn...

 

Isso porque não se sabe com exatidão nem a origem do tangram, nem a data de sua invenção e nem a de quem o inventou. Tudo o que se sabe é que a referência mais antiga que se tem dele data de 1780 por uma imagem de duas senhoras chinesas resolvendo um tangram.

 

Excepcional instrumento de raciocínio e estímulo cognitivo, vários profissionais o têm como recurso de trabalho.

Ch i ch iao t u é como é conhecido o tangram em chinês, segundo um site da UFSCar, desenvolvido em 2001 por duas alunas do curso de Matemática da Univesidade, afim de apresentar e divulgar o tangram como um recurso matemático.

 

Aqui, no entanto, o jogo é apresentado como um rico instrumento de intervenção e de estímulo cerebral - cognitivo - que exercita a neuroplasticidade, as funções executivas e também o socioemocional como um todo. É excelente para psicopedagogos, psicólogos que lidam com crianças, adolescentes e também adultos e idosos que buscam saúde mental em meio a um momento desadiadoramente tumultuado de influências digitais.

 

O Tangram é constituído de apenas sete peças, sendo:

  • 1 quadrado;
  • 2 triângulos pequenos de iguais medidas;
  • 2 triângulos, também de iguais medidas;
  • 1 triângulo médio;
  • 1 paralelogramo.

 

 

 

Alcançando tanto a Europa quanto os Estados Unidos rapidamente, ficou conhecido como quebra-cabeça chinês e, de tão rico e complexo dentro de sua simplicidade, recebeu a atenção de ter uma Enciclopédia de Tangram, escrito há mais de 130 anos por uma chinesa, contendo mais de 1700 problemas a serem resolvidos. Por problema, aqui, entenda as figuras possíveis de serem montadas com as sete peças do jogo, que são oferecidas sem a marcação de onde cada peça vai. Por isso, olhando as figuras, o desafio é resolver o local exato de cada uma delas, sem deixar nenhuma para trás, sem sobrepê-las e sem acrescentar nenhuma além das sete que compõem o jogo, até que a figura apresentada (o problema) seja remontado igualmente com as peças do tangram.

 

Assim sendo, é dessa maneira que flexibilidade mental, atenção / concentração, raciocínio lógico, entre outros são trabalhados nos indíviduos expostos ao jogo complexo, belo e rico chamado tangram.

 

Aline Mori Ferreira, 31 out. 2023.