PROFESSOR INICIANTE TIPO 2

Como ter voz em sala de aula e lidar com a rotina escolar?

 

"A SALA DE AULA TE ENSINA!"

 

"A GENTE SÓ APRENDE QUANDO COMEÇA A DAR AULA!"

 

 

FALA SÉRIO!

Quantas vezes você ouviu esses absurdos de professores experientes? Pior!!! Quantas vezes você já falou isso enquanto estava na faculdade e, agora que está em sala de aula, está percebendo que não é bem assim?

Não existe nada mais frustrante do que conseguir aquilo que tanto queria e de repente, quando tem tudo o que desejava, não ter mais certeza de que dará conta, com medo de desistir.

 

Não devia, mas é muito natural vir o CHOQUE DE REALIDADE e a pergunta que não vai calar nunca mais:

1..jpg

 

COMO COLOCAR EM PRÁTICA A TEORIA DA FACULDADE?

 

Como você pode ver neste vídeo, a faculdade não apenas não prepara o professor para a sala de aula, mas também parece que o desprepara. Parece que faz o trabalho reverso ao aplicar umma prática totalmente reversa à teoria da sua própria disciplina.

 

O que você precisa saber é que você só precisa dos caminhos certos a seguir ao invés de buscar soluções em locais inadequados.

 

Por isso lembre-se: quem quebra a perna não procura um médico no açougue, assim como quem quer comprar carne não vai ao médico em busca de um belo filé.

 

O grande problema que temos vivido na educação desde sempre é a ausência de profissionalização da profissão. É daí que surgem tantos professores deprimidos, com ansiedade, medicados e afastados. A ajuda médica é essencial, mas talvez o caso seja pedagógico e o médico - nesse caso - só poderá ajudar nos sintomas, não na resolução do problema.

 

DANDO VOZ A PROFORES INICIANTES EM SALA DE AULA

O QUE VOCÊ PRECISA SABER HOJE?

 

Que a neurociância está a seu favor e que há maneiras práticas de lidar com o cérebro dos pais difíceis, dos alunos desafiadores e desrespeitosos, com a diretora que pega no seu pé ou a coordenação que - também vítima de um sistema educacional que não prepara ninguém para nada - deixa a desejar nas orientações e cobranças daquilo que (sinto muito) precisam ser feitas, sim!

 

Vamos dar um exemplo bem prático?

 

A reclamação de todo professor, em toda escola, por toda a eternidade, é a de que os pais que "realmente precisam", não aparecem nas reuniões de pais e mestres. Veja como é possível de maneira bem simples ir aplicando técnicas que vão lidando com isso de forma mais suave.

DANDO VOZ A PROFORES INICIANTES EM SALA DE AULA

Lidar com os desafios da rotina escola envolve lidar com alunos, com famílias, comunidade escolar como um todo, com você mesmo(a), com a direção e a coordenação escolar. Mas quando falamos em lidar com desafios relacionados a pessoas, falamos de cérebro. E lidar com o cérebro (tanto com o nosso tanto quanto com o do outro) é mais do que possível.

 

Mas confesso que precisei desenvolver uma metodologia específica baseada tanto nos meus sucessos quanto nos meus insucessos ao longos de todos os meus anos na educação depois que aprendi - na minha última especialização - que todo professor tem direito a saber disso, que não é uma coisa que depende do instinto de cada professor.

 

A sua personalidade faz diferença sim, mas é por isso que a ciência existe: para dar a oportunidade de todos terem acesso a uma mesma teoria, prática etc., sobre um assunto ou questão.

 

Cabeçalho (500 x 500 px).jpg

Será impossível não ser forte e confiante em sala de aula em 15 dias com estas estratégias 100% focadas no professor e em sua voz sala de aula para enfrentar os desafios de forma assertiva. Neste treinamento você aprenderá a colocar sua voz dentro e fora da sala de aula, passo passo, com técnicas que ensinarão você:

  • a desarmar o cérebro do seu aluno,
  • a lidar com os pais e a tê-los ao seu lado;
  • a lidar com pais especialmente difíceis;
  • a lidar com a gestão escolar;
  • a estar e lidar com a sala de aula e seus desafios;
  • aprender a lidar com alunos difíceis;
  • com alunos com necessidades educacionais especiais,
  • com alunos com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem;
  • a lidar com a ansiedade;
  • sobre didática e outras questões que a faculdade não lhe ensinou e que são fundamentais para você e sua carreira.

 

Exercícios práticos e de fácil realização. Eles são fundamentais para a sua voz ter força e alcance. Bom treinamento! Estamos juntos porque somos professores e professores não são heróis. São profissionais. Agora leia em voz alta e comece as suas aulas: Sou professor: mais respeito, por favor!

 

DANDO VOZ A PROFORES INICIANTES EM SALA DE AULA

Aline Mori Psicopedagogia

Psicopedagoga institucional dos professores iniciantes