Dislexia
Três aspectos fundamentais a respeito da dislexia:
1. Dificuldade de aprendizagem: primeiro indício.
2. Após seis meses (no mínimo) de intervenção especializada o sujeito não apresenta evolução. Esse critério é fundamental no diagnóstico da dislexia, que é feito por especialistas clínicos (neuro)psicólogos, (neuro)psicopedagogos, fonoaudiólogo, neurologista etc.
3. Alteração na fluência de leitura: principal característica. Essa ocorrência só pode ser verificada em avaliações sistemáticas, pois não é uma marca presente, por exemplo, em quadros de TDAH, que vem a ser confundido em alguns casos, com a dislexia.
O QUE É
De acordo com o Instituto ABCD (2017) e a American Academy of Pediatrics (2009) a dislexia:
AFETA
TIPOS (BORDER, 1973)
Marca principal da dislexia quanto à fluência da leitura
Muitos disléxicos se recusam a realizar atividades com medo de se frustrarem demonstrando erros, repetindo o fracasso, criando vínculo negativo com a aprendizagem e atividades coletivas, embora sejam tão inteligentes ou mais que as outras pessoas. As falhas de percepção que apresentam, enfim, são de origem neurológica.
Pensar fora da caixinha é o meio para impactar positivamente na vida desses indivíduos que de frustração já conhecem o suficiente. Sem cometer erros de propósito, por preguiça ou se dispersar porque não estão interessados, necessitam de variadas estratégias e flexibilidade por parte do professor, paciência e tolerância.
REFERÊNCIAS
TEIXEIRA, S. C. P. Dislexia: estratégias metodológicas e de avaliação de aprendizagem. GrupoSCIO, 2020.