Síndrome de Down
O QUE É
Síndrome é um termo cujo significado é o de um conjunto de sinais e sintomas. Down, por sua vez, vem do sobrenome do médico e pesquisador que descreveu primeiro a associação dos sinais característicos da pessoa com Síndrome de Down.
Normalmente os seres humanos têm 46 cromossomos em cada uma das células de seu organismo, que são recebidos pelas células embrionárias dos pais no momento da fecundação: 23 vêm do espermatozoide e os outros 23 vêm do óvulo.
A Síndrome de Down, por sua vez, é uma alteração genética que acontece no momento da divisão celular. Ao invés de 46 cromossomos as pessoas com Síndrome de Down têm 47 por terem uma cópia a mais do par 21.
A alteração na quantidade numérica no cromossomo 21 é que determina as características típicas da Síndrome.
De acordo com as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (2013), os aspectos genéticos individuais, as intercorrências clínicas, a nutrição, a estimulação, a educação, o contexto familiar, social e do meio ambiente interferem nas diferenças entre as pessoas com SD tanto no aspecto físico quanto no do desenvolvimento. Ainda assim há um consenso da comunidade científica de que não se atribuem graus à SD.
CARACTERÍSTICAS TÍPICAS
As características físicas de quem tem SD são:
PARTICULARIDADES
É muito comum que os comprometimentos de alguém com SD tenha como comorbidade a Deficiência Intelectual que, junto aos comprometimentos físicos característicos da SD, desafiem os indivíduos de alguma forma na socialização e na aprendizagem.
Apesar de toda a experiência adquirida quanto à SD não é possível prever qual o grau de autonomia que uma criança com a Síndrome adquirirá na vida adulta.