LETRAMENTO

 

Esta sequência didática pode ser desenvolvida com turmas de 3º a 5º anos do Ensino Fundamental I sendo que as seguintes propostas de atividades requerem vários recursos de dentro e de fora da escola. Assim, a atividade garantirá o papel social da educação no convite da família na participação ativa da construção da atividade, seguindo uma perspectiva ideológica e social da educação.

 

Ela pode ser adaptada para as aulas remotas.

 

 

Atividade - Ensino Fundamental I

 

 

  • Apresente duas questões problema como abertura de uma roda de conversa. Cada um terá a chance de colocar suas ideias e pontos de vista:

 

O QUE É LIXO? O QUE GERA LIXO?

 

  • Explore de maneira dirigida a questão problema a partir de cada resposta dada pelos alunos. Incentive a participação de todos mediante informações a que eles tenham acesso dentro e fora da escola, dentro e fora de casa.

 

  • Professor, instigue seus alunos a buscarem estas informações do tópico acima, relacionando-as à experiência que têm dentro de suas casas pensando: O que é lixo útil?

 

  • Convide a turma a assistir ao filme Wall-e. Mesmo em aula remota a projeção do filme é possível e as crianças geralmente acham graça na atividade diferente. Abra a roda de conversa para a discussão coletiva após o filme (na mesma aula ou na próxima).

 

  • Professor: medie a discussão para levar os alunos à reflexão sobre consumo exagerado, lixo orgânico, alimentação saudável, alimentação não saudável, poluição do meio ambiente e do solo, saúde e obesidade.

 

  • Peça aos alunos que cada um dê uma palavra sobre o tema Lixo, lixo útil e reciclagem. Os alunos poderão se apoiar nas discussões das rodas de conversa e no filme para a construção de um banco de palavras que dará, por conseguinte, origem a uma cruzadinha.

 

A atividade garante a associação da alfabetização ao desenvolvimento do grau de letramento que se constituirá ainda de mais duas fases na atividade.

 

  • Os alunos deverão realizar a seguinte atividade com algum familiar ou adulto de sua convivência diária: perguntar, discutir, refletir e responder quantas embalagens de refrigerante foram acumuladas na sua casa esta semana? Costuma-se ter mais frutas ou produtos embalados de mercado em sua casa? Há obesos na sua família? O que gera o lixo? O que é lixo orgânico? O que é lixo útil?

 

  • Estipule período para desenvolverem a pesquisa com seus familiares e refletirem sobre o lixo em suas casas. Dentro desse período a cruzadinha é montada e resolvida pelos alunos em aula (remota ou presencialmente). Em casa de aula remota é possível que cada um faça a sua pelo próprio celular ou dispositivo que estiver utilizando.

 

  •  A cruzadinha deve ser resolvida encaixando as palavras do banco de palavras na cruzadinha, exercitando o vocabulário, a associação das palavras ao tema da atividade continuada e refletindo sobre o tema de maneira espontânea e instintiva.

 

IMPORTANTE

Cruzadinhas exercitam a estratégia de leitura de antecipação. É excelente recurso em todas as fases da vida em aspectos cognitivos diferentes.

 

  • Exiba um vídeo à turma sobre construção de móveis com garrafas pets e apresente a proposta da última atividde da sequência didática: a construção de pufs de garrafas pets que deverão ser usados e expostos no próprio ambiente escolar (ou até retornar à escola, dependendo da realidade local pela pandemia).

 

  • Peça aos alunos que reservem para a próxima aula a pesquisa pedida para fazer com os familiares e as garrafas pts de suas residências ou doadas por vizinhos, parentes e/ou conhecidos juntadas durante a semana.

 

 

  • Com as garrafas pets em mãos, a atividade será desenvolvida juntamente com os alunos presencial ou remotamente.

 

  • Para cada puf são necessárias 18 garrafas. As garrafas devem ser higienizadas e separdas por tamanhos e modelos iguais.

 

  • O passo a passo para construção do puff deverá ser lido pelos estudantes na tela compartilhada pelo professor em aula remota, enviada pelo whats app (como for melhor) ou distribuida a eles de forma impressa nas aulas presenciais.

 

  • Os próprios alunos deverão dizer ao professor (em sala de aula ou um adulto em casa) como fazer para cortar as garrafas, de acordo com o passo a passo (disponibilizado abaixo). Esse passo é importante para o trabalho com a leitura e a interpretação.

 

DESSA FORMA

Os alunos deverão compreender o tipo e local de corte das garrafas para orientar o adulto.

 

  • Montado o puff, os alunos deverão comparar a quantidade de garrafas que trouxeram, no total,, para a realização da atividade ao número de garrafas usadas para a construção deste objeto, buscando a reflexão da quantidade de lixo que pode sair das ruas e do meio ambiente ao ser trabalhado e transformado em objetos úteis para o dia a dia.

 

Nova roda de conversa e reflexão

Professor:

  • permita que cada aluno exponha suas próprias conclusões sobre a atividade desde o início.
  • instigar seus alunos a comparar suas ideias do primeiro dia de atividade até à finalização dela;
  • observe e permita que cada um perceba a construção mútua do conhecimento que ali foi concretizada.
  • faça a pergunta final:

 

Sobrou algum material após a construção dos puffs? É possível identificar algum outro objeto ou resquício de material que possam ainda ser reciclados?

 

  • Os alunos deverão chegar à hipótese de que houve sobra da construção dos puff, já que de dezoito garrafas, apenas metade é usada inteira. Portanto, de cada puff construído, há a sobra de nove gargalos de garrafa com suas respectivas tampas.

 

  • Em uma atividade bem planejada e bem conduzida o professor pode, aqui, incluir um trabalho matemático com a turma em torno dos números e problemáticas que possam ser levantados no desenvolver da atividade.

 

  • Um brinquedo antigo e provavelmente desconhecido da turma ou de sua maioria lhes será apresentado: o bilboquê.

 

  • Professor: oriente os alunos a construírem um brinquedo antigo e possivelmente desconhecido de todos ou da maioria, com a sobra da construção do puff: o bilboquê.

 

  • Com gargalo e tampa das garrafas cada aluno construirá seu bilboquê de garrafa pet. 

 

  • Os alunos poderão aprender e brincar com os bilboquês pelo próprio computador em aula remota ou presencialmente, no dia de sua fabricação.

 

ACESSE O PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DO PUFF E DO BILBOQUÊ NO BOTÃO ABAIXO